top of page

CETREL, BASF,BRASKEM e KORDSA

O Polo Petroquímico de Camaçari, localizado em Salvador-BA, abriga diversas indústrias químicas e petroquímicas privatizadas, como: Basf, Cetrel, Brasken e Kordsa. Juntas, tais empresas geram 15 mil empregos e aplicam cerca de 16 bilhões de dólares no desenvolvimento tecnológico, preocupando-se com sua responsabilidade social para um futuro sustentável que atenda às atuais e futuras necessidades da sociedade.

Todas as atitudes sustentáveis exercidas pelas indústrias cumprem com a Agenda 21,  documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir globalmente. A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente.

A segurança assume um papel de extrema importância nos estabelecimentos. É exigido: uso do crachá fornecido em local visível, prática de Coleta Seletiva, descartando corretamente os resíduos nos coletores adequados, atenção à sinalização interna, dirigir com velocidade máxima permitida (30Km/h), uso de vestimenta e calçado adequados, entre outros. Tais medidas são responsáveis por manter um bom funcionamento.

CETREL: Compromisso com o futuro

  • Foto do escritor: Júlia e Marina
    Júlia e Marina
  • 1 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2018


É uma empresa 100% brasileira que atua em 4 áreas: fornecimento, distribuição e reuso de água; total monitoramento ambiental do polo; processo de disposição final de resíduos sólidos e do tratamento até a distribuição final dos efluentes e resíduos industriais.

A área de maior atuação da empresa é no tratamento de resíduos líquidos resultantes de processos industriais (efluentes). Com o intuito de diminuir o teor poluente, prevenindo a contaminação do solo e da água são utilizadas diversas técnicas como: gradeamento (uso de grades para retenção de material grosseiro); sedimentação e flotação (ambas utilizando a diferença de densidade) e equalização e correção do Ph dos resíduos (para preservação da fauna e da flora marinha).

Inúmeras empresas encaminham seus efluentes para a Cetrel, que, após o tratamento, lança-os no mar. Os resíduos gasosos não podem ser tratados, então são incinerados nas próprias indústrias, liberando na atmosfera gás carbônico (CO2), o que contribui, infelizmente, para a degradação cada vez mais acelerada da camada de ozônio.

A indústria atua nas seguintes áreas: administração; biologia; contabilidade, química; engenharias e segurança do trabalho. Ao todo, são 160 funcionários e terceirizados que trabalham no estabelecimento.

Há uma constante preocupação com a sociedade, por isso realizam 2 projetos sociais: Programa Portas Abertas, que promove o acolhimento do público externo com intuito de apresentar a Cetrel, visando compartilhar conhecimento e promover educação ambiental; e o Projeto Fábrica de Florestas, que busca suprir a demanda de proteção do anel florestal do polo e a interação das comunidades vizinhas.

 
 
 

Comentários


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page