top of page

CETREL, BASF,BRASKEM e KORDSA

O Polo Petroquímico de Camaçari, localizado em Salvador-BA, abriga diversas indústrias químicas e petroquímicas privatizadas, como: Basf, Cetrel, Brasken e Kordsa. Juntas, tais empresas geram 15 mil empregos e aplicam cerca de 16 bilhões de dólares no desenvolvimento tecnológico, preocupando-se com sua responsabilidade social para um futuro sustentável que atenda às atuais e futuras necessidades da sociedade.

Todas as atitudes sustentáveis exercidas pelas indústrias cumprem com a Agenda 21,  documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir globalmente. A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente.

A segurança assume um papel de extrema importância nos estabelecimentos. É exigido: uso do crachá fornecido em local visível, prática de Coleta Seletiva, descartando corretamente os resíduos nos coletores adequados, atenção à sinalização interna, dirigir com velocidade máxima permitida (30Km/h), uso de vestimenta e calçado adequados, entre outros. Tais medidas são responsáveis por manter um bom funcionamento.

PRAÇA CASTRO ALVES

  • Foto do escritor: Júlia e Marina
    Júlia e Marina
  • 2 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) foi um poeta e dramaturgo brasileiro, famoso por seus poemas abolicionistas e republicanos. Um dos mais famosos poetas do "Condorismo", ele ganhou o epíteto de "O Poeta dos Escravos". A praça construída em sua homenagem é um dos símbolos da cidade de Salvador.

A história da praça é:

Na época conhecida como Largo do Teatro, a Praça Castro Alves (nome atual) foi o local no qual D. João, príncipe regente de Portugal, e sua corte foram recebidos pelos representantes da Câmara Municipal, no dia 23 de janeiro de 1808.

Abrigava a maior casa de espetáculos do País (Teatro São João) e já era um animado local durante o Carnaval.

O monumento a Castro Alves foi inaugurado em 6 de julho de 1923, meses depois do incêndio que destruiu o Teatro São João. Tem no total 10,74 metros de altura. Na frente, existe uma escultura de um casal de escravos, simbolizando as lutas do poeta baiano pela abolição da escravatura.

Em 1971, por ocasião do centenário de morte do poeta, seus restos mortais foram transferidos para uma cripta construída na base do monumento.

O compositor e cantor Caetano Veloso, parafraseando o poeta homenageado, que recitara no seu poema O Povo ao Poder - "A praça! A praça é do povo/Como o céu é do condor" - imortalizou o logradouro na sua canção “Um Frevo Novo”, com os versos: "A Praça Castro Alves é do povo / Como o céu é do avião".



OBS: Direitos autorais da imagem: https://flitparalisante.files.wordpress.com/2011/12/prac3a7acastroalves.jpg?w=563&h=315


 
 
 

Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page