top of page

CETREL, BASF,BRASKEM e KORDSA

O Polo Petroquímico de Camaçari, localizado em Salvador-BA, abriga diversas indústrias químicas e petroquímicas privatizadas, como: Basf, Cetrel, Brasken e Kordsa. Juntas, tais empresas geram 15 mil empregos e aplicam cerca de 16 bilhões de dólares no desenvolvimento tecnológico, preocupando-se com sua responsabilidade social para um futuro sustentável que atenda às atuais e futuras necessidades da sociedade.

Todas as atitudes sustentáveis exercidas pelas indústrias cumprem com a Agenda 21,  documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir globalmente. A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente.

A segurança assume um papel de extrema importância nos estabelecimentos. É exigido: uso do crachá fornecido em local visível, prática de Coleta Seletiva, descartando corretamente os resíduos nos coletores adequados, atenção à sinalização interna, dirigir com velocidade máxima permitida (30Km/h), uso de vestimenta e calçado adequados, entre outros. Tais medidas são responsáveis por manter um bom funcionamento.

CASTELO GARCIA D'ÁVILA

  • Foto do escritor: Júlia e Marina
    Júlia e Marina
  • 2 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de ago. de 2018


O Castelo Garcia d’Ávila, também conhecido como casa da torre, se encontra na Praia do Forte e é considerado uma das primeiras grandes edificações portuguesas que foram construídas no Brasil.

O edifício só está até hoje, após aproximadamente 500 anos, tão bem conservado pelo fato de terem utilizado em sua construção gordura de baleia. Ainda é possível identificar as áreas onde esse óleo ainda existe devido ao fato de nessas regiões terem musgos.

A Casa da Torre tem suas origens na iniciativa de Diogo Álvares Correia, um náufrago português, que passou a vida entre os indígenas da costa do Brasil que facilitou o contato entre os primeiros viajantes europeus e os povos indígenas. Recebeu o apelido de Caramuru, pelo fato de ter conseguido impor-se definitivamente perante os indígenas por ter disparado para o ar uma arma de fogo, desconhecida dos índios, os quais, muito assustados, teriam passado a chamá-lo, desde então, "Caramuru", nome que significa 'filho do fogo', 'filho do trovão''.

Casado com Catarina Álvares, a Paraguaçu, uma tupinambá batizada França com o nome de Catarina do Brasil - o primeiro casal cristão da colônia.


O poema épico Caramuru, escrito por Frei José de Santa Rita Durão, é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil, incluindo informação erudita sobre a flora e fauna brasileiras.

OBS: direitos autorais (imagem caramuru) - https://www.infoescola.com/livros/caramuru/

 
 
 

Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page