CASTELO GARCIA D'ÁVILA
- Júlia e Marina
- 2 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2018
O Castelo Garcia d’Ávila, também conhecido como casa da torre, se encontra na Praia do Forte e é considerado uma das primeiras grandes edificações portuguesas que foram construídas no Brasil.
O edifício só está até hoje, após aproximadamente 500 anos, tão bem conservado pelo fato de terem utilizado em sua construção gordura de baleia. Ainda é possível identificar as áreas onde esse óleo ainda existe devido ao fato de nessas regiões terem musgos.
A Casa da Torre tem suas origens na iniciativa de Diogo Álvares Correia, um náufrago português, que passou a vida entre os indígenas da costa do Brasil que facilitou o contato entre os primeiros viajantes europeus e os povos indígenas. Recebeu o apelido de Caramuru, pelo fato de ter conseguido impor-se definitivamente perante os indígenas por ter disparado para o ar uma arma de fogo, desconhecida dos índios, os quais, muito assustados, teriam passado a chamá-lo, desde então, "Caramuru", nome que significa 'filho do fogo', 'filho do trovão''.
Casado com Catarina Álvares, a Paraguaçu, uma tupinambá batizada França com o nome de Catarina do Brasil - o primeiro casal cristão da colônia.
O poema épico Caramuru, escrito por Frei José de Santa Rita Durão, é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil, incluindo informação erudita sobre a flora e fauna brasileiras.
OBS: direitos autorais (imagem caramuru) - https://www.infoescola.com/livros/caramuru/
Comments