top of page

CETREL, BASF,BRASKEM e KORDSA

O Polo Petroquímico de Camaçari, localizado em Salvador-BA, abriga diversas indústrias químicas e petroquímicas privatizadas, como: Basf, Cetrel, Brasken e Kordsa. Juntas, tais empresas geram 15 mil empregos e aplicam cerca de 16 bilhões de dólares no desenvolvimento tecnológico, preocupando-se com sua responsabilidade social para um futuro sustentável que atenda às atuais e futuras necessidades da sociedade.

Todas as atitudes sustentáveis exercidas pelas indústrias cumprem com a Agenda 21,  documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir globalmente. A inovação trazida por essa agenda foi colocar em primeira ordem o que geralmente costumava ficar sempre em último lugar quando o assunto era desenvolvimento: o meio ambiente.

A segurança assume um papel de extrema importância nos estabelecimentos. É exigido: uso do crachá fornecido em local visível, prática de Coleta Seletiva, descartando corretamente os resíduos nos coletores adequados, atenção à sinalização interna, dirigir com velocidade máxima permitida (30Km/h), uso de vestimenta e calçado adequados, entre outros. Tais medidas são responsáveis por manter um bom funcionamento.

BRASKEM

  • Foto do escritor: Júlia e Marina
    Júlia e Marina
  • 1 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura



A Braskem atua com foco na parceria e proximidade com seus Clientes e no fortalecimento de toda a cadeia petroquímica. Por meio de seus escritórios nas Américas, na Europa e na Ásia, a Braskem atende clientes em mais de 70 países. A estratégia de crescimento e internacionalização, apoiada na inovação, tornou a Braskem a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos.

Suas áreas de atuação são: adesivos, agronegócio, borrachas, construção, indústria automotiva, lubrificantes, tintas, entre outros.

Na indústria, o petróleo é um monômero utilizado como base inicial de alguns processos industriais. Como é composto por uma mistura complexa de hidrocarbonetos, é necessário que seja destinado às refinarias a fim de que seus componentes sejam separados e tenham um melhor aproveitamento. Essa separação ocorre em frações de substâncias. O método utilizado para isso é a destilação fracionada, que se baseia na diferença das faixas das temperaturas de ebulição das frações do petróleo. Para tal, utiliza-se uma torre de destilação com uma fornalha na parte inferior, onde o combustível é aquecido. A torre possui até 50 pratos ou bandejas, sendo que cada uma apresenta uma temperatura diferente que vai diminuindo à medida que a altura aumenta.

A Braskem também faz o uso do polietileno (polímero mais simples - plástico) verde I'm greenTM, fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade. É um plástico produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável. E por esta razão, captura e fixa gás carbônico da atmosfera durante a sua produção, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa.

OBS: Direitos autorais das imagens- http://plasticoverde.braskem.com.br/site.aspx/PE-Verde-Produtos-e-Inovacaohttps://www.odebrecht.com/sites/default/files/styles/thumb_707_525/public/650x433_polo_camaaari_braskem_0.jpg?itok=eqZZBbqI http://payload.cargocollective.com/1/4/140912/1892321/PORT-IB_imgreen01.jpeg

 
 
 

Comentarios


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page